domingo, 29 de abril de 2012

Qual o significado dos termos Plâncton, Bentos e Nécton?


Para melhor estudar a diversidade da vida aquática os biólogos criaram diversas formas de classificação. Estas divisões, que não levam em consideração a história evolutiva dos grupos, são denominadas de classificações artificiais.  Uma das mais populares divisões dos seres aquáticos é baseada na capacidade de locomoção e os organismos podem ser divididos em: planctônicos, bentônicos e nectônicos.

Os organismos planctônicos são aqueles com capacidade limitada de locomoção e que basicamente são transportados pelos movimentos prevalecentes da água. O plâncton ainda pode ser dividido em Fitoplâncton, plâncton capaz de realizar fotossíntese; e Zooplâncton, seres não fotossintetizantes. Dentre os seres planctônicos estão bactérias, diversas algas, microcrustáceos, larvas de peixes, larvas de crustáceos, águas-vivas entre outros. Os organismos do plâncton constituem os primeiros elos da cadeia alimentar marinha. De forma simplificada, o fitoplâncton utiliza a energia solar para produzir alimento e é consumido principalmente pelo zooplâncton que por sua vez é consumido por peixes que serão consumidos por outros peixes predadores até o topo da cadeia alimentar.

Representação de alguns organismos do plâncton: Alga dinoflagelada bioluminescente (a), alga diatomácea (b), alga dinoflagelada (c), água-viva (d), crustáceo copepoda (e) e larva de peixe (f).

 Os organismos bentônicos são aqueles que vivem associados ao fundo podendo ser fixos (sésseis) ou não. Em torno de 95% das espécies de animais marinhos são bentônicos dentre eles estão às estrelas-do-mar, ouriços, corais, caranguejos, esponjas, caramujos entre outros.


Gorgônia, uma colônia de animais, típico representante dos Bentos. 

Os organismos nectônicos vivem de forma independente do fundo e são capazes de deslocamentos independentes dos movimentos do oceano. A composição do nécton é diversificada, fazendo parte deste grupo organismos como as: lulas, a maior parte dos peixes, tartarugas e mamíferos marinhos.



Cardume de peixes representantes do Nécton.










17 comentários:

  1. Parabéns! Adorei sua pesquisa, ajudo muito!!! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que nada so atrapalhou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      myrella misterios@
      sem filtro e sem noção......

      Excluir
    2. Oh a lesa... kdê teu blog?? site??? ou um artigo teu sobre o assunto??? ou pesquisa??? se tuh chegou até aq é pq tah pesquisando, stah a procura de informação, ai vem dizer q é sem filtro e sem noção, soh sabe sobre o PLÂNCTON que ele quer a formula do hamburguer do seu sirigueijo...hehehe. te liga misteriosa.

      Yulle Amara

      Excluir
  2. Mim ajudou bastante nos meus estudos, amo estudar sobre quase tudo que envolve natureza.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Mim ajudou bastante nos meus estudos, amo estudar sobre quase tudo que envolve natureza.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Mim ajudou bastante nos meus estudos, amo estudar sobre quase tudo que envolve natureza.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou bastante. Obrigada! (Ei, acessem meu Instagram @vemdeexatas) bjs.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou bastante, o plâncton de Bob Esponja se locomovia facilmente, mas deixa para lá. Nem sempre o que vemos na tv é verdade.��

    ResponderExcluir
  7. Adorei tirou a minha dúvida da água viva

    ResponderExcluir